CURSO DE PLANEJAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DA PARENTALIDADE (PAP)

Curso de Planejamento e Aperfeiçoamento da Parentalidade (PAP)

REBECA GUALDA MICHELATO CARDOSO

Mestre em Bioética – linha de pesquisa Parentalidade

Psicóloga Gestalt-terapeuta

CRP 08/0978

Este curso irá trabalhar com os pais ou responsáveis por uma criança e/ou adolescente, o mesmo foi desenvolvido como fruto de pesquisa na linha da parentalidade e desenvolvimento infantil. A partir desta pesquisa pode-se compreender que a base de formação do ser humano está na relação desenvolvida com os seus pais/ responsáveis. O psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico Bowlby, chega a afirmar  que a condição para que as pessoas se tornem adultos saudáveis, independentes e socialmente responsáveis, seria a vivência de um bom princípio de vida, princípio este em que lhe é assegurado à existência de um vínculo de qualidade entre a figura parental e a criança, acrescentando-se ainda o fato de que os primeiros seis anos de vida seriam fundamentais para a consolidação de uma estrutura de personalidade hígida. (BOWLBY apud CARDOSO,2019).

As práticas parentais podem ser preditoras de problemas internalizantes (retraimento social, ansiedade e depressão) e externalizantes (agressividade e delinquência) na vida de uma criança. Vários estudos apontam como principal fator de risco ao desenvolvimento social, emocional e mental da criança a qualidade da relação entre pais e filhos, encontrando uma estreita associação das dificuldades vivenciadas nesta relação e alguns problemas pedagógicos (CARDOSO, 2019).

Este curso poderá respaldar a família a fim de que tenha condições para planejar com maior efetividade sua parentalidade,buscando pra isso desenvolver uma maior conscientização da sua prática parental ou padrões internalizados, assim como de seus potenciais e dificuldades psíquicas, ao mesmo tempo em que a instrumentaliza com padrões de interação que a possibilita ofertar um cuidado capaz de favorecer um desenvolvimento infantil saudável. Trata-se de um curso que objetiva fomentar uma cultura parental responsável pela formação integral do ser humano.

Fechar Menu