PROCESSO DE RENOVAÇÃO / PSICOTERAPIA

O processo terapêutico tem muita semelhança com a história/lenda da águia. Conta-se que a águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, vivendo cerca de 70 anos. Quando chega aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão, nesta idade suas unhas estão compridas e flexíveis, tendo dificuldade para agarrar as presas das quais se alimenta. O bico torna-se alongado e pontiagudo curvando-se, suas asas ficam pesadas em função da grossura de suas penas, as quais envelheceram com o tempo. Nessa situação a águia tem duas alternativas:
Deixar-se morrer…ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.“Autor desconhecido”
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher em um ninho que esteja próximo a um paredão e seja um lugar seguro de outros predadores. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Pacientemente, espera o nascer de um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, “Esta Renascida”, sai para o famoso vôo de renovação, certa da vitória e de estar preparada para viver por mais 30 anos.

A terapia significa este processo de RENOVAÇÃO, em que removeremos tudo aquilo que gera sintomas e dificultam nosso amadurecimento rumo a uma vida plena. É um processo dolorido por ter que entrar em contato com aquilo que dói ou provoca muito desconforto. Contudo, evitar este processo me mantém numa vida com baixa qualidade existencial, ou seja, empobrecida, angustiante, submissa a doenças e funcionamentos precários.

Tenha sempre uma meta: “Voe alto e seja Feliz”

Fechar Menu